🔥 INCÊNDIO no FLAMENGO pode TER sido CAUSADO por CURTO CIRCUITO! 😥

AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: rebrand.ly/aula-gratuita-instalacao-eletrica
Venho aqui infelizmente dar uma notícia muito triste, e ao mesmo tempo um recado, pois mais uma vez acontece outra tragédia possívelmente causada por falhas nas instalações elétricas!
Dez pessoas morreram e três ficaram feridas em um incêndio que atingiu o alojamento das categorias de base do Flamenho em Vargem Grande, zona oeste do Rio!
O incêndio aconteceu na madrugada de hoje e até o meio dia de hoje 5 corpos já haviam sido identificados, entre eles garotos da base entre 14 e 17 anos!
Após a perícia foi detectado um curto-circuito em um ar-condicionado, e esse pode ter sido o principal motivo da tragédia.
Segundo as fontes que pesquisei, o CT chamado Ninho do Urubu, ainda não possuía documentação definitiva dos bombeiros, o local está em processo de regularização junto ao orgão!
Então pessoal infelizmente, mais uma vez podemos estar diante de uma tragédia causada por falta de proteção das instalações elétricas.
Ano passado um prédio pegou fogo e desmoronou em SP por causa de sobrecarga em uma tomada, perdemos também o museu nacional do Rio também por causa das condições precárias da instalação, que inclusive já estava sendo investigada.
Agora, no caso do CT do Flamengo, se o curto circuito foi no próprio ar condicionado ou no circuito de alimentação deste equipamento não interessa, pois se houvesse um dimensionamento correto a proteção com certeza atuaria.
Nós profissionais da área elétrica sabemos que uma instalação elétrica precisa ter no mínimo 3 níveis de proteção, contra surtos (Raios), fugas de corrente (choques), sobrecarga e curto circuito.
Para isso existe DPS, DR e principalmente o Disjuntor. Não posso afirmar com toda certeza se foi esse o caso do Flamengo, mas na maioria das instalações que nos deparamos, não tem dimensionamento correto, não tem se quer circuito exclusivo para o aparelho de ar, apenas ligam ele no "220v"!
Então galera, a partir de agora temos duas coisas a fazer. A primeira é rezar pelas pessoas que perdemos nessa tragédia, e a segunda é fazer nossa parte e procurar sempre fazer nosso melhor trabalho.
Não se preocupando apenas com a estética, ou preço, mas também com a qualidade e a proteção das nossas instalações!
Compartilhem esse vídeo com seus amigos, familiares, em grupos de whatsApp, eu sei que é um trabalho arduo mas vamos batalhar para tornar nossas instalações mais seguras e evitar mais trajédias como essa!
Fiquem com Deus!
👉 Conheça o Curso Gratuito de Eletricista da Engehall Elétrica:
⚡ bit.ly/curso-eletricista-gratuito
-----------------------------------------------------------------------
👉 Conheça o Curso de Comandos Elétricos da Sala da Elétrica:
⚡goo.gl/Jns9f2
Inscreva-se em nosso canal: goo.gl/txZzEE
👉 Olha, estamos aqui:
⚡ Facebook: goo.gl/XhJBpx
⚡ Twitter: goo.gl/0Xyr7F
⚡ BR-channel: goo.gl/txZzEE
⚡ Linkedin: goo.gl/4Qlbvz
⚡ Pinterest: goo.gl/Z6tqXU
⚡ Blog do Eletricista: goo.gl/DBDRRe
⚡ Instagram: goo.gl/xufvgn
-----------------------------------------------------------------------
👉 Curso NR10 com 35% de desconto:
⚡ goo.gl/F5khB9
-----------------------------------------------------------------------
TOP VÍDEOS
👉 Câmeras de Segurança, INSTALAÇÃO SUPER FÁCIL 🔧
www.youtube.com/watch?v=95gmu...
👉 O SEGREDO de uma EMENDA PERFEITA - Super Fácil 🔧
www.youtube.com/watch?v=MEuWq...
O QUE ACONTECE SE VOCÊ PLUGAR UM PEN DRIVE NA TOMADA?
br-channel.com/vision/video-WOMAfZ43B9k.html
Engehall Elétrica

Comentários

  1. Milton Oliveira

    Milton Oliveira

    Mês atrás

    Nós sabemos que o acidente esta ai e ninguém tem duvida, iminente como sempre na verdade nós não sabemos o que ocorreu de verdade; é preciso saber o que realmente aconteceu para ser feito um trabalho para os futuros e presentes eletricista na verdade sabemos que existe muito nó cego e puxa-saco na linha de frente dos trabalhos por conta do padrinhamento, pessoas que não sabem trabalhar e estão assessorando trabalhos que acabam assim; eu já vi acontecer muita coisa por conta disso isso eu jogo nas costa da engenharia elétrica que se faz de bobo quando o assunto é serio, exemplo deixa o nosso trabalho fluir sem exigir verdadeiramente a competência dos mesmo sendo assim pessoas que nem são eletricista fique na linha de frente. eu acho que chegou a hora de cada um assumir seu lugar. meus pesamo as familia com respeito pelo ocorrido. eletricista Milton.

  2. Tancredo Santos

    Tancredo Santos

    Mês atrás

    Meu caro André sabemos que a elétrica não passa por revisão periódica eles constrói e esquecer a elétrica logo aquele dever o meio cuidado mas e Brasil eles querem preço e não qualidade eu parei de trabalhar com esse tipo de gente porque eu pesso logo o projeto caso não tenham não aceita o serviço quem vai fica responsável pela execução do serviço e eu e o engenheiro responsável então meu amigo trabalho com qualidade só com o projeto .

  3. Cleiton Campos

    Cleiton Campos

    2 meses atrás

    Não consigo entender como um especialista em energia elétrica,e até professor de universidade,responde em uma entrevista que dps resolveria,que um dps poderia evitar essa tragedia?nesse caso um disjuntor motor protegeria ao meu ver,um dps em caso de curto circuito ou sobrecarga não serviria de nada.nao concordei com essa teoria levantada por ele em uma entrevista a um canal de tv.

  4. Gustavo de Vargas Dias

    Gustavo de Vargas Dias

    2 meses atrás

    Infelizmente muitas instalações feitas por "técnicos" acabam nisso.

  5. Gilvan Gonçalves

    Gilvan Gonçalves

    2 meses atrás

    Ei acredito numa sobrecarga ocasionando um superaquecimento da fiação resultando no incêndio.

  6. LIPÃO VLOG

    LIPÃO VLOG

    2 meses atrás

    Esta tragédia mostra o tamanho da importância de um segurança do trabalho! Falta de um eletricista! Falta de investimento na segurança do ambiente!

  7. ademir wilfing

    ademir wilfing

    2 meses atrás

    e os visinhos aqui instalaran o ar sem dijuntor

  8. Roberto Frazon

    Roberto Frazon

    2 meses atrás

    Se esse ar condicionado , tivesse sido instalado com disjuntor de última geração , com dispositivos , DPS , DR , com um aterramento 100 % eficiente , sistema de para- raios , e toda a sua instalação projetado por um engenheiro qualificado , e antes de entregar o alojamento para ser usado , tivesse feito vários Laudos por diversos engenheiros renomados , essa tragédia teria acontecido do mesmo jeito , dois jovens sobreviventes disseram que ouviram uma explosão , é claro por estar emocionados os jovens poderiam ter confundido um estalo de curto circuito com explosão , mas a vizinha do imóvel , disse que ouviu uma grande explosão , Resposta : tanto faz o disjuntor desamar , o DPS ou DR atuar , o Ar condicionado iria explodir do mesmo jeito , ou Seja o causador do incêndio está no fato do ar condicionado explodir , é um defeito de fábrica que precisa ser resolvido , Observação : todo Ar condicionado , vem de fábrica , com uma peça chamada protetor térmico , que corta a corrente , em caso de sobre carga , nem isso foi capaz de conter ( o fenômeno físico a explosão ) Para que Você consiga entender o que eu quero dizer , digite no Google , Ou no You tube , a seguinte palavra ( explosão de ar condicionado ) , e vai poder ver que existem Centenas de casos de incêndios após explosão de Ar condicionado .

  9. Alessandro Coelho

    Alessandro Coelho

    2 meses atrás

    André, faz um vídeo mostrando todas essas ferramentas, pf

  10. AgiTec Informática

    AgiTec Informática

    2 meses atrás

    Por isso sou a favor da Lei que favorece a exigência de Laudos

  11. Douglas José de Almeida da Silva

    Douglas José de Almeida da Silva

    2 meses atrás

    Um engenheiro eletricista professor da PUC RJ disse que o curto circuito nos aparelhos pode ter sido provocado por picos de energia, seria isso possível tecnicamente?

  12. arnaldo de assis lima

    arnaldo de assis lima

    2 meses atrás

    Olá André. Você assistiu o fantástico da rede Globo de 10/02 onde eles falam que o problema pode ter sido falta de DPS ? A causa não seria ou falta de Disjuntor ou disjuntor subdimensionado ? Um provável pico de energia é um surto?

  13. DJ NASA ONASSIS

    DJ NASA ONASSIS

    2 meses atrás

    É grande a nossa responsabilidade com profissionais habilitados e autorizados à atuar nessa área. É preferível muitas vezes perder um serviço à ter que executa-lo de qualquer forma, colocando em risco vidas humanas.

  14. Thiago Miranda

    Thiago Miranda

    2 meses atrás

    Bem. Eu queria saber se vc ministra aulas ou cursos sobre eletricidade?

  15. Zacky531

    Zacky531

    2 meses atrás

    Foi criminoso. Primeiro por não haver saidas suficiente em caso de emergencia. Um container com quartos e sem saida de emergencia. Um crime isso. Com respeito ao curto circuito terão que investigar se foi gambiarra. De qualquer maneira deveriam processar criminalmente.

  16. Michel R. Silva

    Michel R. Silva

    2 meses atrás

    Uma triste realidade que continua ceifando vidas! Quando é que o pessoal vai compreender que deve ser dando primordial atenção às instalações elétricas???

  17. Eduardo Romano

    Eduardo Romano

    2 meses atrás

    Este pais deveria parar de fazer de qualquer jeito seja provisório ou definitivo. E depois aquele empurra empurra um contra o outro o fruto da maldita cultura que nunca termina.

  18. Joslilton Silva Dos Santos

    Joslilton Silva Dos Santos

    2 meses atrás

    Infelizmente esse é o maior problema em nosso pais muitos se preocupa com o preço e esquece da qualidade do serviço não só na elétrica e sim em várias áreas profissionais e resulta nessas tragédias lamentável que deus conforte os familiares e amigos 👐👏

  19. Andersom Santos

    Andersom Santos

    2 meses atrás

    Bom dia André amigo vocês tem algum grupo de eletrisista pra tipo tirar algumas dúvida se estiver meu número 71 97275265

  20. Paulo Rocha

    Paulo Rocha

    2 meses atrás

    Dura realidade essa , vamos fazer a diferença.!!!!👍🏻🙏🏻✡️🕎

  21. Sandro Luiz

    Sandro Luiz

    2 meses atrás

    ALex🙏🙏🙏🙏🙏💎

  22. Emerson Biologia

    Emerson Biologia

    2 meses atrás

    O profissional deve manter-se firme em utilizar materiais adequados para a instalação. Ele deve deixar o cliente ciente da importância dos materiais pedidos no orçamento. Vejo muitos aceitando a imposição do cliente para não perder serviço. Em uma situação dessas o contratante do serviço irá responsabilizar o profissional por alegar imperícia na área. Valorizemos nossa profissão

  23. Alison Maciel de Castro

    Alison Maciel de Castro

    2 meses atrás

    Explica o sistema de geração offgrid pfv

  24. José Luiz Madureira José Luiz

    José Luiz Madureira José Luiz

    2 meses atrás

    Sempre aprendendo no seu canal,com simplicidade e clareza dando as explicações tirando todas as duvidas,parabens.

  25. José Luiz Madureira José Luiz

    José Luiz Madureira José Luiz

    2 meses atrás

    Boa noite,sim foi isto mesmo instalação mal dimensionada,não levam isto muito a serio,mas e muito serio

  26. Andre Silva Rodrigues

    Andre Silva Rodrigues

    2 meses atrás

    Faz um video simulando curtos circuito que pode ser causado em uma instalacao residencial valeu amigo

  27. Andreza Bona

    Andreza Bona

    2 meses atrás

    Tem um grande problema em relação à instalação do ar-condicionado: muitos profissionais levam o condutor pra evaporadora e de la mandam pra condensadora, pois é a condensadora que vai ser realmente alimentada. Da evaporadora pra condensadora, a passagem dos condutores costuma ser feita sem eletroduto, por fora do canal que liga os dois equipamentos. Esse canal tem material comburente e possibilita incêndios no caso de qualquer aquecimento exagerado. É isto

  28. José Lopes

    José Lopes

    2 meses atrás

    O bom profissional realmente antes de mais nada se preocupa com a segurança daqueles que irão usufruir do trabalho realizado. Por isso não é admissível que soluções provisórias sejam aceitas mesmo que por pouco tempo, pois nesse curto espaço de tempo pode ocorrer o pior. É lamentável que tenha ocorrido essa tragédia; ao mesmo tempo fica o alerta para que nós eletricistas profissionais jamais compactuemos com algo que venha a trazer prejuízos àqueles a quem prestarmos serviços. Perdas materiais podem ser readquiridas; vidas perdidas devído a IRRESPONSABILIDADE de alguns só o criador da vida "Deus" pode restituir e ninguém mais.

  29. pinturaeletrica

    pinturaeletrica

    2 meses atrás

    No mínimo circuitos separados e bem dimensionados e aterrados só se pensa em ganha e deixar de gastar e a segurança fica a deriva

  30. Marco Antonio Godinho

    Marco Antonio Godinho

    2 meses atrás

    Instalação elétrica é coisa séria, e quando nos deparamos com instalações mal feitas, dizemos ao cliente o que deve ser, alguns aceitam com poucas informações, outras nem vc provando investem em novas instalações. Que Deus abrande os corações das famílias envolvidas. Valeu Mestre André.

  31. Galo Galoso

    Galo Galoso

    2 meses atrás

    Cócóricó. Por favorzaço, vou pedir pra que paute se passa alguma coisa no neutro, considerando uma instalação dentro das normas. Se realmente não passa nada, por que não funciona quando eu coloco um fio cortado de neutro que não chega a lugar algum? Gratidão

  32. Germano Batista

    Germano Batista

    2 meses atrás

    A lei que obriga o uso de DR nas instalações elétricas, foi aprovada no Senado ?

  33. Simon Cabral

    Simon Cabral

    2 meses atrás

    Andre td bem,cara assisto seus videos e me ajuda muito.sou eletricista e estou na área a pouco tempo 2 anos, na minha cidade não tem muita regras nas eletricas e acaba prejudicando muito a min e outros q trabalham correto pelos preços dados o fazer cara uma ideia.

  34. PAULO CESAR MEDEIROS DE ASSIS

    PAULO CESAR MEDEIROS DE ASSIS

    2 meses atrás

    Andre que fazer quando nos falamos para as peso-as que temos o dever de ter no minimo tres protecão no qdl e elas não da valor a quilo que v esta falando

  35. Ilano Oliveira

    Ilano Oliveira

    2 meses atrás

    Grandes palavras.

  36. João Lucaas4

    João Lucaas4

    2 meses atrás

    Luto

  37. Gabriel Martins

    Gabriel Martins

    2 meses atrás

    André, muito bom. Esse vídeo espero que chegue à milhares de pessoas, que todos nós venhamos a refletir, pois, ainda somos muito relaxados quando o assunto é Eletricidade.

  38. Ederson Augusto

    Ederson Augusto

    2 meses atrás

    Fogo na bomba

  39. Rodrigo Pires

    Rodrigo Pires

    2 meses atrás

    Falo tudo

  40. Alcides Rodrigues

    Alcides Rodrigues

    2 meses atrás

    Somente as investigações vão dizer o q aconteceu naquele Alojamento,

  41. Luís Antônio Marrega

    Luís Antônio Marrega

    2 meses atrás

    Nesse local devia ser uma gambiarra e agora talvez façam a coisa certa. Abraço

  42. Kailane santana bibi

    Kailane santana bibi

    2 meses atrás

    Lamentável

  43. ricardo pereira

    ricardo pereira

    2 meses atrás

    Isso não tem nada de tragédia, isso se chama de imprudência.

  44. Telecoeletro

    Telecoeletro

    2 meses atrás

    Acho prematuro apontar que tenha sido causa elétrica,pois foram encontrado corpos na cama,ou seja,sem a mínima reação dos meninos. Possivelmente por vazamento de gás,o que justificaria essa não reação das vítimas por já estarem desmaiadas

    • Andre Engehall

      Andre Engehall

      2 meses atrás

      Depoimento de uma das vítimas confirmou que o ar condicionado pegou fogo 😥

  45. Marco Antonio

    Marco Antonio

    2 meses atrás

    Desculpe a ignorância, sou só um entusiasta,mas o disjuntor correto para ar condicionado split é curva B ?

  46. Evandro Gonçalves de Jesus Silva

    Evandro Gonçalves de Jesus Silva

    2 meses atrás

    Infelizmente esse alerta foi fortalecido após uma tragédia, mas valeu André pela dica

  47. ubiratan fumega

    ubiratan fumega

    2 meses atrás

    Cadê os sistemas de detecção e combate a incêndio? Por favor, comente algo neste sentido.

    • Andre Engehall

      Andre Engehall

      2 meses atrás

      Comentar o que? Era pra ter né 😪

  48. Amauri Alves

    Amauri Alves

    2 meses atrás

    Infelizmente o povo não dá a mínima pra qualidade das instalações elétricas, parece que acendendo as lâmpadas e funcionando as tomadas já está tudo certo. Só quando acontece o pior que vão pensar nas consequências, mas aí já é tarde.

    • José Lopes

      José Lopes

      2 meses atrás

      Daí a necessidade de deixar - mos claro para o cliente a importância de seguir de perto o que a norma estipula para uma instalação segura e confiável. Seguir a norma pode até significar gastar um pouco mais, porém o retorno (Segurança, satisfação) fará valer a pena o gasto feito.

  49. Valdir Sylva

    Valdir Sylva

    2 meses atrás

    Muito importante o seu aviso...sou o que podemos chamar de curioso na área da elétrica e tenho bastante cautela em meus serviços...e foco bem na segurança e no bem estar dos meus clientes... lamentável esses casos com a elétrica.

  50. vagner Moreira

    vagner Moreira

    2 meses atrás

    Tem q valorizar o profissional. Mas os proprietários dão preferência nos serviços mais barato.

  51. Lucas Lanzoni

    Lucas Lanzoni

    2 meses atrás

    Estou cansado de ver disjuntor corretamente dimensionado não desarmar em curto circuito. Acho hora de voltar a usar fusíveis, esses sim corretamente dimensionados quase nunca falham.

  52. Welisson Andrade

    Welisson Andrade

    2 meses atrás

    Minha cidade tá em luto, um dos garotos que faleceram era daqui de lagarto 😪

  53. Ltm Lukas

    Ltm Lukas

    2 meses atrás

    O Brasil é um país que não segue normas e praticamente são acidentes criminosos .Sou eletricista e fiz curso de brigada e desde o incêndio do Joelma na década de 70 que foi provocado por um curto no ar condicionado parece que não mudou nada com tantas normas a ser seguida .

  54. Alexsandro brito de carneiro

    Alexsandro brito de carneiro

    2 meses atrás

    Isso e uma vergonha para os clubes que só visa lucros

  55. Walter Segóvia

    Walter Segóvia

    2 meses atrás

    Parabéns pelo vídeo. Que Deus conforte os corações dos familiares. Mais responsabilidades aos eletricistas, estamos lidando com a seguranças da vidas das pessoas Nos colocamos nos lugar dos pais que perderam os filhos. Que Deus os tenha.

  56. Roberto Carlod

    Roberto Carlod

    2 meses atrás

    Vamos esperar o loudo antes de afirmar alguma coisa. No momento as vidas que foram ceifadas que é uma grande perda.

    • Andre Engehall

      Andre Engehall

      2 meses atrás

      Depoimento ontem de uma das vítimas, "o fogo começou no ar condicionado" 😥

  57. Antonio Junior Souza

    Antonio Junior Souza

    2 meses atrás

    É isso André, é um trabalho arduo mesmo, más necessário para minizar os riscos que a instalação irregular oferece.

  58. Marcio Carvalho

    Marcio Carvalho

    2 meses atrás

    André, o triste é saber que tantas outras coisas acontecerão por falhas grotescas, displicência e por falta de conhecimento técnico. Trabalho com circuitos elétricos desde 2000, me formei Técnico em Eletrônica e fiz muitos cursos de instalações, e não tenho vergonha de dizer, morro de medo de eletricidade! Não de manusear, pois tomo todas providências e respeito as normas, mas sim dos transtornos e tragédias que ela pode causar. Fiscalizar todas as obras é praticamente impossível, porém se a consciência falar mais alto, que as pessoas procurem profissionais capacitados para a execução de qualquer serviço! Gente, dificilmente se vê algo que não necessita de energia elétrica nos dias de hoje,,, ÓTIMO, SHOW DE BOLA!!! Porém, se as instalações e manutenções continuarem a serem executadas por pessoas não capacitadas, é praticamente correr risco de vida a todo instante. Um grande abraço André! Tens feito muito por todos os profissionais, estudantes e admiradores da nossa área! Seu canal É SHOW DE BOLA !!!

  59. PAULO .

    PAULO .

    2 meses atrás

    Sim...

  60. GIGANTE DA AFIAÇÃO

    GIGANTE DA AFIAÇÃO

    2 meses atrás

    Devemos orar pelos os familiares vivos para Deus ,comfortalo os familiares e amigos.

  61. GIGANTE DA AFIAÇÃO

    GIGANTE DA AFIAÇÃO

    2 meses atrás

    Vamos orar pelos os familiares.

  62. Ahassg

    Ahassg

    2 meses atrás

    Muitas empresas não se submetem as normas regulamentadoras. Nos dias atuais, em muitas, o que vale é o improviso. O conceito de segurança varia de empresa para empresa. Em muitas outras o profissional até desaprende. Paralelamente o mesmo precisa se manter empregado.

  63. Kleber Machado

    Kleber Machado

    2 meses atrás

    Infelizmente André, isso ocorre porque os Gerentes de Contrato,querem empresas mais baratas,que não tem qualificação profissional, não tem conhecimento da NR 10, QUE FALA DAS NORMAS DE SEGURANÇA NA PARTE ELETRICA, INFELIZMENTE NÃO FOI COM OS FILHOS DESTE PROFISSIONAIS QUE ESTAVA NAQUELE LOCAL.... LAMENTÁVEL ISSO ACONTECER VIDAS INOCENTES....OS ÓRGÃOS PÚBLICOS SAO TAMBÉM NEGLIGENTE... NÃO TEM FISCALIZAÇÃO DO CREA/ BOMBEIROS,ETC...

  64. SILVIO SEBASTIÃO SILVA DE SÁ

    SILVIO SEBASTIÃO SILVA DE SÁ

    2 meses atrás

    Meus sentimentos aos familiares dos meninos, que Deus conforte à todos. Um forte abraço André.

  65. Stephanie Porfirio

    Stephanie Porfirio

    2 meses atrás

    Mais uma tragédia 😭😭😭

  66. Geraldo Barros

    Geraldo Barros

    2 meses atrás

    Este acontecimento de modo muito triste não é uma tragédia e irresponsabilidade dos homens que negligencia e não respeitam as normas para os seus próprio interesses

  67. Tonysilva Silva

    Tonysilva Silva

    2 meses atrás

    Semana passada vc tinha comentado sobre assunto ,até votei no seu projeto de lei no senado ,muito triste...

    • Andre Engehall

      Andre Engehall

      2 meses atrás

      Obrigado pelo apoio é nesses casos que devemos pensar além dos interesses próprios!

  68. CLAUDIO ROBERTO

    CLAUDIO ROBERTO

    2 meses atrás

    Infelizmente em nosso país as pessoas não levam a parte elétrica muito a sério, muitas vezes só nos chamam pra mexer quando apresenta algum problema. Quando reformam um imóvel por exemplo não se preocupam com a parte elétrica.

  69. andre ricardo silva

    andre ricardo silva

    2 meses atrás

    Ola André boa noite lamentável o ocorrido aqui no rio de janeiro vidas se foram familias destruidas isso repercurtiu mundialmente voce ta certíssimo em ressaltar sobre dimencionamento talvez se tivesse proteção evitaria essa tragédia pelo que vimos nas reportagens aqui e que o local era antigo e nao tinha liberaçao ainda dos órgãos competentes praticamente uma trajedia anunciada espero que aparti de agora outros clubes possam tomar providencias a parti deste lamentavel dia força e fé e muita oraçao a todas as familias e que possamos ter instalações elétricas de acordo com a nbr5410 sendo cumpridas e fiscalizadas um forte abraço .

  70. R X

    R X

    2 meses atrás

    Todas as profissões no Brasil deveriam ser obrigatório ao menos um curso técnico formado. Muitos profissionais não tem estudo e pelo mais barato acabamos pagando muitas vezes com a vida!

  71. Edilson Tavares Santana

    Edilson Tavares Santana

    2 meses atrás

    É a pura verdade.... tem gente que gosta de gambiarra, pensa que nunca vai acontecer nada.... aí é que mora o perigo. Valeu mais uma vez a dica.

  72. Carlos Ribeiro

    Carlos Ribeiro

    2 meses atrás

    Falou tudo irmão... Nós profissionais da área temos o dever de fazer o serviço correto independente do que o cliente acha! Afinal o profissional somos nós!

  73. Ricardo Ferreira

    Ricardo Ferreira

    2 meses atrás

    Sou eletricista de manutenção desde 1997, aprendo até o dia de hoje. Vejo tantas gambiarras em instalações elétricas, qualquer um hj faz instalação de ar condicionado e elétrica, sem segurança nenhuma! Deus console os pais destes jovens. Muito triste 😭

  74. Samuel Bogéa

    Samuel Bogéa

    2 meses atrás

    Eu instalo ar condicionados e sempre instalo um disjuntor na alimentação. Sempre uso o disjuntor que pede no manual da maquina..

  75. Juvenil Francisco Alves

    Juvenil Francisco Alves

    2 meses atrás

    Professor infelizmente não foi primeira e nem será a última falha humana, envolvendo eletricidade, ainda tem empregadores que colocam o dinheiro em primeiro plano ao invés da segurança de quem vai frequentar certos locais , sou vascaino, mais hj sou flamengo grande clube do Brasil que hj está de luto, força flamengo

  76. ismael Sampaio

    ismael Sampaio

    2 meses atrás

    OI BOA NOITE ANDRE E POVO DA ENGEHALL, TENHO UMA DUVIDA POSSO LIGAR MAIS DE UMA LAMPADA EM UM INTERRUPTOR SIMPLES

    • ismael Sampaio

      ismael Sampaio

      2 meses atrás

      +Andre Engehall VOCE SABE ALGUM DOWNLOAD DAS NORMAS NBR 5410

    • ismael Sampaio

      ismael Sampaio

      2 meses atrás

      +Andre Engehall OBRIGADO MEU AMIGO

    • Andre Engehall

      Andre Engehall

      2 meses atrás

      Pode sim desde que não ultrapasse 10A a corrente de todas as lâmpadas somadas. Por exemplo 10 lâmpadas de led de 13W = 130w / 127V = 1A.. aí pode ligar a vontade rsrs

  77. ELÉTRICOM

    ELÉTRICOM

    2 meses atrás

    Triste que Deus conforte os familiares. Elétrica não é brincadeira . Contrate um profissional treinado e capacitado para suas escalações elétricas. Sua vida vale muito para sua família. Top meu amigo André

  78. PAOLA OLIVEIRA

    PAOLA OLIVEIRA

    2 meses atrás

    Luto

  79. Ewerton Coqueiro

    Ewerton Coqueiro

    2 meses atrás

    Quando o impossível se levanta, Deus torna possível. Quando faltam palavras, Deus sabe o que queremos dizer. Quando tudo parecer fechar, Deus abre uma nova porta. Quando você diz: Não vou conseguir. Deus diz: Não temas, pois estou contigo. Quando o coração é machucado por alguém, Deus é quem derrama o bálsamo curador. Quando não há possibilidades, Deus faz o milagre. E sabe porque? Porque Ele te ama, como ninguém jamais te amou. Deus sabe o que é melhor para tua vida e sempre irá te consolar em nome de Jesus!

  80. Robert Franco

    Robert Franco

    2 meses atrás

    Tristeza profunda....😔

  81. Marcos Pai

    Marcos Pai

    2 meses atrás

    Esssa tragédias vai sempre acontecer pois não dão valor ao serviços dos eletricistas profissionais e não de anos aceitar atender serviços meia boca . Existe vários locais que até medo de entra pois são uma bomba rologio, que economizam exatamente no requisito segurança, as vidas das pessoas estão nas não de um profissional consciente das sua responsabilidade. Aqui marcos de BH

  82. Flavio Abranches

    Flavio Abranches

    2 meses atrás

    uma tragedia por conta de um mal profissional

  83. Rogério Rodrigues de Lima

    Rogério Rodrigues de Lima

    2 meses atrás

    Parabéns pelo Alerta André!

  84. Marcos Paulo Conceiçao

    Marcos Paulo Conceiçao

    2 meses atrás

    Triste realidade.Que Deus conforte os corações dos familiares.

  85. FIFA MIL GRAU

    FIFA MIL GRAU

    2 meses atrás

    Segundo a prefeitura de RJ aquele local tinha permiçao pra ser um estacionamento, e não alojamento.

  86. Everton Lacerda

    Everton Lacerda

    2 meses atrás

    Eletricidade é coisa seria.

  87. Edmar eder

    Edmar eder

    2 meses atrás

    Cara isso além de triste é revoltante

  88. jose araujo luciano jose luciano

    jose araujo luciano jose luciano

    2 meses atrás

    ola andre comu agente fais pra eu adiqueri um despuzitivo dr manda umpramim 220voltes depois mando meu email

  89. ADRIELISSON SANTANA DOS SANTOS

    ADRIELISSON SANTANA DOS SANTOS

    2 meses atrás

    Complicado curto circuito 😥

  90. Mario Sergio Simoes

    Mario Sergio Simoes

    2 meses atrás

    Boa tarde à todos. Acabei de assistir um vídeo, que diz que o CT estava sem energia elétrica. Em razão das fortes chuvas.

    • Andre Engehall

      Andre Engehall

      2 meses atrás

      No jornal Nacional foi reforçado a suspeita dos peritos quanto ao curto no ar condicionado

  91. gilemyte

    gilemyte

    2 meses atrás

    Fora que só no Brasil um alojamento não tem detector de fumaça e sirene de incêndio, além dos sprinkler

  92. Jose Bordon

    Jose Bordon

    2 meses atrás

    Já prenderam alguém, cadê os laudos de manutenção hidráulica, eletrica, bombeiro....brumadinho prenderam os engenheiros....com a palavra o presidente do clube....os cadáveres estão aí.

  93. Vinicius Neves

    Vinicius Neves

    2 meses atrás

    Aqui na cidade que eu trabalho, ontem um pedreiro morreu eletrocutado ao tentar colocar uma calha de zinco. A calha tocou em cabos de alta tensão. Dois ajudantes ficaram feridos.

  94. Sidney Lucas

    Sidney Lucas

    2 meses atrás

    Muito boa informação

  95. Ary Jorge Oliveira

    Ary Jorge Oliveira

    2 meses atrás

    Boa tarde André, aqui em casa , só tem disjuntor. Não tem nenhum protetor meu filho está fazendo faculdade de engenheiro elétrica. grassa a Deus termina este ano. A hora que terminar vamos dar uma geral na elétrica aqui em casa colocar tudo de proteção

  96. Ronan Francisco

    Ronan Francisco

    2 meses atrás

    A Região estava sem energia desde o dia anterior, por causa das chuvas no RJ. Mais provável que tenha acontecido por uma vela acesa.

    • Andre Engehall

      Andre Engehall

      2 meses atrás

      Ola, no jornal Nacional agora as 20h repetiram a informação de que a suspeita ainda é o curto no ar condicionado, então sem energia não estava no local, inclusive uma câmera de segurança estava gravando no momento, será que tinha um banco de Baterias para elas?

  97. K. Q.

    K. Q.

    2 meses atrás

    A tragédia mal aconteceu e já estão fazendo vídeo com especulações, nesse momento as vítimas e seus familiares estão mais preocupados com suas perdas e dores.

    • Andre Engehall

      Andre Engehall

      2 meses atrás

      Não é uma especulação, apenas reproduzi a matéria segundo as fontes, e não deixei de declarar meus sentimentos aos familiares no vídeo =(

  98. Cassia Angelica

    Cassia Angelica

    2 meses atrás

    E muito triste quando acontece essas coisas Que Deus conforte corações das famílias

  99. Thiago Silva

    Thiago Silva

    2 meses atrás

    Por isso q sempre falo para os meus clientes que velo pela segurança deles. Tem muita gente brincando de ser eletricista. Aqui na minha cidade 1 mês atrás tbm ocorreu um incêndio em loja de móveis. Possivelmente um curto circuito que aconteceu no ventilador. Oremos pelo ente querido desses garotos e infelizmente sonhos foram incendiados 😣😣😣

  100. Fabiano Alves

    Fabiano Alves

    2 meses atrás

    O q é pior, trabalhei numa empresa q era responsável pela manutenção do prédio Ministério Federal do centro do RJ q é tombado , ai q vem o problema , quadro tudo velho e sub carregado é todos os dias chegava aparelhos novos para ligar , infelizmente condenei a empresa preferiu me da transferência é me colocou na sub estação de outro prédio é colocou outro lá ai não sei no q deu firma é assim faz q eles querem ou eles te puni até manda embora.

Próximos vídeos